nsc
hora_de_sc

Belezas naturais

15 ilhas paradisíacas com água cristalina para conhecer no Brasil e no mundo

Paisagens deslumbrantes e de tirar o fôlego para conhecer no verão de cada país

25/11/2021 - 10h33

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
As 15 ilhas do arquipélago das ilhas Cook estão entre as mais belas do Pacífico Sul
As Ilhas Cook estão entre as mais belas do Pacífico Sul
(Foto: )

O Brasil é um país imenso e cheio de maravilhas: algumas das mais surpreendentes, porém, não estão localizadas em terra e sim no meio do oceano. Assim, as ilhas brasileiras, aliás, são um patrimônio que oferece as mais belas paisagens, flora e fauna, além de muitas emoções, que atraem para o nosso litoral.

> Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Há algo de muito empolgante em um passeio de barco para uma ilha - e se há algo de que o Brasil não falta, são ilhas. Quer se trate de ilhas de estilo caribenho com aquelas areias brancas e águas turquesa, vastos pântanos cercados pela água do Pantanal e da Amazônia ou, até mesmo, uma ilha infestada de cobras, o Brasil tem de tudo.

> Quando começa o verão em 2021

Ilhas paradisíacas do Brasil

Os cruzeiros que fazem escala no Brasil permitem-lhe descobrir alguns destes destinos inusitados, com vários passeios pelas suas praias, que muitas vezes, é acompanhado pela densa Mata Atlântica - a floresta característica deste belo recanto do planeta.

> 5 melhores praias de SC para ir no verão

O clima brasileiro que se respira em cada ilha: talvez de uma forma diferente, mas quase todas prontas para lhe oferecer a dose certa de relaxamento, música alegre, caipirinha e tudo o que você espera das férias.

Por exemplo, na Ilha Grande e Ilhabela, você não terá nenhum problema em encontrar bares onde se possa divertir e recantos naturais isolados para relaxar e se regenerar!

Assim, cada ilha no Brasil deixará uma imagem, um perfume ou um som no seu coração que, ao chegar em casa, se transformará em saudade. E provavelmente com o desejo de viajar novamente o mais rápido possível.

1. Ilha Grande

A Ilha Grande tem todas as características para ser considerada uma verdadeira maravilha da natureza: 193 quilômetros quadrados de superfície e 130 quilômetros de litoral, com um total de 106 praias, incluindo algumas pérolas consideradas algumas das mais belas de todo o Brasil.

É totalmente coberta por uma vegetação densa, a Mata Atlântica. Olhando de cima, você veria apenas o verde, e as orlas douradas de suas praias. Se gosta de trekking, este é o local para si, também pelo fato da ilha só poder ser percorrida a pé, por 16 trilhas, ou de barco pela sua costa. Além disso, suas cachoeiras também são famosas, oferecendo a você a chance de um mergulho refrescante durante sua caminhada.

2. Ilhabela

Cerca de 200 quilômetros ao sul da Ilha Grande fica outra ilha famosa no Brasil: Ilhabela, no estado de São Paulo.

Na verdade, o nome Ilhabela se refere a um pequeno arquipélago, do qual a maior ilha é a de São Sebastião, que oferece aos seus turistas até 130 km de litoral com cerca de 60 praias de todos os tamanhos, das mais isoladas e escondidas às mais populares.

Em Ilhabela você encontra tanto lugares remotos quanto balneários animados. Em geral, esses últimos ficam do lado da ilha voltado para o continente, que também abriga as cidades mais populosas. A Praia do Curral, por exemplo, é provavelmente a mais badalada da ilha, com luxuosos resorts e bares, onde também poderá passear pela costa.

3. Fernando de Noronha

Diz-se que o explorador Américo Vespúcio, o primeiro a descrever o arquipélago de Fernando de Noronha, havia declarado que "o paraíso está aqui". Ainda hoje, 500 anos depois de Vespúcio, quem chega a essas ilhas que ficam a 350 quilômetros do litoral, ficam maravilhados com sua beleza.

A maior de todas dá nome ao arquipélago, e tem apenas 18 quilômetros de superfície. Fernando de Noronha é considerado um dos destinos mais exclusivos do Brasil, e faz parte de um parque marinho protegido.

Na ilha existem praias para todos os gostos e necessidades, que vai desde a tranquila Baía do Sueste, com as suas águas rasas e límpidas onde as crianças podem ver os peixes a nadar praticamente até à costa, até à estimulante Cocimba do Padre, a Meca dos surfistas graças às suas ondas de 5 metros de altura, à belíssima Baia dos Porcos.

> Melhores horários para ir à praia em Santa Catarina

4. Ilha do Mel

Na Ilha do Mel não há carros, nem estradas asfaltadas ou iluminação pública, pois a eletricidade só chegou um pouco antes de 2000. Aqui, você só vem para mergulhar na quietude de sua densa vegetação, percorrer suas trilhas e descobrir suas praias grandes ou pequenas, mas sempre adoráveis.

A Ilha do Mel está localizada no estado do Paraná e 95% de sua área (que é de apenas 27 km²) é uma área de preservação ambiental permanente, ou seja, uma área protegida para a flora local e fauna.

5. Ilha do Marajó

Existe uma ilha quase do tamanho da Suíça e rodeada de água doce por todos os lados? A resposta é sim: a Ilha do Marajó, a maior ilha do mundo localizada no delta de um rio, no caso, o rio Amazonas, no estado do Pará.

A água doce do rio ao redor de Marajó é tão grande que ao encontrar o mar salgado, cria um fenômeno natural chamado "pororoca".

Porém, se você procura o ponto mais "turístico" do Marajó tem que ir em direção ao mar, na pequena localidade de Soure, que dá nome à reserva marinha circundante. Aqui as imensas praias são banhadas por calmas (mas ain

> Cuidados com a pele e a alimentação fazem parte de um verão saudávelda vivas!) águas, e não faltam restaurantes e bares até a costa.

> Águas termais em SC para relaxar

6. Ilha do Campeche

Um pequeno paraíso verde com uma praia de sonhos e águas azul turquesa, a Ilha do Campeche é uma pequena ilha (apenas 800 metros de comprimento!) ao largo da maior Ilha de Santa Catarina.

Além de sua aparência encantadora, a Ilha do Campeche é especialmente famosa por seu sítio arqueológico, que abriga inscrições rupestres que datam de 5.000 a 3.500 anos atrás. Para vê-los você pode participar de um dos roteiros organizados da ilha, que acontecem em sua parte nordeste, ao longo das trilhas, um caminho totalmente imerso na mata virgem que permite atravessar a área onde estão as inscrições.

A praia é pontilhada por grandes rochas arredondadas e está voltada para o lado leste da ilha. Se quiser fazer mergulho livre, suas águas transparentes vão te dar as melhores emoções! E se os esportes aquáticos deixam você com fome, você também pode encontrar um pequeno restaurante na ilha.

> Veja as praias próprias para banho em Santa Catarina

7. Abrolhos

Para chegar ao Arquipélago de Abrolhos é necessário seguir pela costa da praia de Barra dos Caravelas, no estado da Bahia. Você chegará ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, com mais de 900 metros quadrados de superfície, consistindo de cinco ilhas e seis recifes de coral submersos.

Aqui, a civilização é apenas uma memória, cujos únicos sinais você encontrará na maior ilha, Santa Bárbara, com seu icônico farol de listras pretas e brancas espiando através do oceano.

Os turistas chegam ao arquipélago de Abrolhos para vivenciar o contato direto com a natureza. Abrolhos é claramente um destino sonhado por muitos adeptos do mergulho livre, aliás, são cerca de quinze pontos licenciados para mergulho, cada um mais bonito que o outro.

E mais um espetáculo incrível se realiza a cada ano na costa do arquipélago: centenas de baleias jubarte se encontram aqui para acasalar e dar vida aos seus pequeninos, graças às águas quentes do arquipélago, realizando mergulhos que atraem muitos amantes da natureza.

> 4 praias com belezas naturais para descobrir no verão em Santa Catarina

8. Ilha de Itaparica

A maior das ilhas do estado da Bahia é Itaparica, que tem 55.000 habitantes! Fácil de escolher uma vida tranquila nesta ilha que cheira a coco e manga, com seus manguezais e praias. A ilha está localizada entre a Baía de Todos-os-Santos, o Rio Jaguaripe e o Oceano Atlântico e está ligada ao continente por uma ponte.

O perfil de Itaparica voltado para o Atlântico possui uma faixa de areia com vista para o recife que a percorre. A ilha abriga os mais badalados e luxuosos resorts, com seu calçadão voltado para as águas turquesa da baía, e praias com belas piscinas naturais como Aratuba. A parte sul da ilha, recoberta por um ecossistema típico do lugar, formado por manguezais e denominado "Pantanal Bahiano", é especialmente interessante para os amantes da natureza.

9. Ilha do Cardoso

O ponto mais ao sul do estado de São Paulo, está a Ilha do Cardoso, 90% coberta pela Mata Atlântica e protegida como Parque Estadual. Poucas centenas de pessoas vivem nesta reserva ecológica, que optaram por abandonar o carro para desfrutar de todos os dias o espetáculo das praias imaculadas sobre o oceano.

Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Ilha do Cardoso é uma sucessão de piscinas naturais, falésias, dunas e caminhos escondidos que levam a belas cachoeiras.

Assim, as ilhas do Brasil, sejam selvagens ou populares, muito próximas do continente ou a centenas de quilômetros da costa, são um espetáculo variado e incrível da natureza.

> Cuidados com a pele e a alimentação fazem parte de um verão saudável

Ilhas mais bonitas do mundo

Como vimos, as ilhas evocam sonhos de paraíso onde você pode relaxar sob o sussurro das palmeiras e contemplar um mar azul sereno.

Mas nem todas as ilhas são criadas da mesma forma. A beleza de algumas é definida mais pelo mar que as rodeia, que consegue cativar os conhecedores com a sua clareza cristalina e prósperos reinos de coral.

De Seychelles a Santorini e do Caribe a Capri, encontre seu próprio Shangri-la nesta lista das ilhas mais bonitas do mundo.

1. Maldivas

As Maldivas abrigam algumas das ilhas mais deslumbrantes do mundo, mas é o mar que realmente faz essas ilhas brilharem. Águas azul-esverdeadas luminosas com uma claridade cristalina cobrem essas praias de um branco deslumbrante, que mal se erguem acima do Oceano Índico.

Composto por 26 atóis naturais, o arquipélago das Maldivas é o mais baixo do planeta, elevando-se não mais do que três metros acima do mar em seu ponto mais alto, uma medida que diminui a cada ano.

Sob as águas hipnotizantes, recifes de coral florescem, atraindo mergulhadores e praticantes de snorkel de todo o mundo. Os surfistas também se reúnem aqui para surfar nas ondas desertas.

2. Seychelles

Com imagens perfeitas, vale a pena viajar pelas Seychelles. A leste do Quênia, este arquipélago relativamente preservado de 115 ilhas de coral e granito está repleto de atrações, desde selvas listadas pela UNESCO e prósperos recifes de coral a praias de areias finas com palmeiras flanqueadas por pedras gigantes.

Quase metade da área total dessas ilhas equatoriais é protegida, e muitas delas estão dentro de santuários marinhos ricos em peixes, com excelente mergulho e prática de snorkel.

> 5 Rotas para Stand Up Paddle em Santa Catarina

3. Santorini

Rodeando uma caldeira cheia de mar, a espetacular Santorini ganha pontos por sua beleza dramática. Vilas brancas desbotadas despencam de penhascos vulcânicos. Igrejas com cúpulas azuis se erguem contra o mar cintilante, e borrifos brilhantes de buganvílias adicionam à paleta de cores de arregalar os olhos.

Empoleirados nos penhascos gregos de lava negra, os povoados de Firá e Oia são os destinos mais pitorescos - e caros da ilha.

Outros destaques de Santorini incluem o Sítio Arqueológico de Akrotíri, a Thira Antiga, a praia de areia preta de Perissa e, claro, o pôr do sol sublime. Velejar nesta deslumbrante caldeira cercada por enormes falésias deixa uma primeira impressão inesquecível.

4. As Ilhas Cook

Se você já sonhou em ser um náufrago no Pacífico Sul, as Ilhas Cook são para você. Esticada entre a Polinésia Francesa e Samoa, mas com fortes laços com a Nova Zelândia, as 15 ilhas do arquipélago estão entre as mais belas do Pacífico Sul.

Entre as principais atrações das ilhas estão atraentes lagoas de água-marinha, praias com palmeiras e picos vulcânicos. E o melhor de tudo é que os habitantes locais estão entre os mais amigáveis ​​do Pacífico Sul.

Rarotonga é o principal centro turístico, com seus muitos resorts, picos exuberantes e praias abundantes. Aitutaki é uma das ilhas mais bonitas do Pacífico Sul. Aldeias repletas de hibiscos aninham-se nas encostas e pequenas ilhotas ao longo de sua lagoa celestial, muitas delas a uma distância de caiaque dos resorts.

5. Bali

A cultura inebriante de Bali é uma festa para os sentidos. O incenso vem dos templos hindus, os arrozais brilham verdes e a comida sacode as papilas gustativas. Surf, natação e banhos de sol são atividades populares nas belas praias da ilha, e os turistas encontrarão muitas outras coisas para fazer nesta ilha exótica.

Absorva o lado espiritual de Bali em Ubud, conheça Seminyak e Sanur, sinta o pulsar da turística Kuta ou explore as atrações na vizinha ilha vulcânica de Lombok.

> Conheça opções para curtir o verão em Joinville

6. Fiji

Um dos refúgios tropicais preferidos da Austrália, Fiji preenche todos os requisitos da ilha da fantasia. Praias de areia branca, águas turquesa translúcidas e abundantes recifes de coral são encontrados aqui em abundância. E o povo de Fiji dá as boas-vindas aos visitantes com sorrisos calorosos e amigáveis.

Mergulho, snorkel, pesca e, em algumas áreas, surf, são atividades populares em Fiji, mas se alastrar sob uma palmeira e deslizar para o mar quente e sedoso pode ser igualmente recompensador. Com mais de 300 ilhas, é fácil encontrar a melhor ilha para as suas férias, desde luxuosos refúgios para celebridades e resorts para famílias ao sublime grupo Yasawa e Mamanuca.

Desta forma, não importa onde você decida visitar, você encontrará muitos lugares idílicos no mundo para estar, seja no Brasil ou em qualquer outro país.

Veja as dicas de praias desertas em SC

Leia também

Quatro praias com belezas naturais para descobrir no verão em Santa Catarina

Quando acaba o inverno de SC em 2021

5 praias de mar calmo para relaxar no Litoral Norte de SC

10 praias para curtir com crianças em Florianópolis

Colunistas