nsc
hora_de_sc

Verão chegando

Moda praia para o verão 2022; veja o que usar

A década de 80 inspira as tendências da moda praia 2022. Cortes, modelagens cavadas, cintura alta, sutiã meia-taça e detalhes esportivos são destaques.

09/10/2021 - 04h01

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Moda praia 2022 feminina tem uma pegada retro e corte cavado
Moda praia 2022 feminina tem uma pegada retro e corte cavado
(Foto: )

O próximo verão promete! Afinal, uma nova fase se inicia depois de um período muito difícil impactado pela pandemia. É hora de pensar em passeios, viagens e muito refresco na piscina e em balneários! E, por falar em água, a moda praia 2022 vai chegar com muito brilho e um toque de sofisticação e nostalgia que remete aos anos 80.

> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Cores vibrantes e looks cheios de estilo e conforto

Durante o tempo que passamos em casa, resguardando-nos por conta da Covid-19, priorizamos usar roupas leves e práticas. Deixamos de lado as peças apertadas e os saltos altos. Neste verão, não será diferente.

A moda praia 2022 vai continuar abusando do conforto, mas sem abrir mão da beleza e até mesmo da tecnologia. Assim se define a moda comfy! Uma maneira de se vestir bem versátil. Cheia de cores, estampas de listras bem coloridas, peças artesanais ou com algum detalhe de artesanato, como conchinhas, crochê e tricô.

Sem esquecer da referência do movimento hippie, o tie dye, técnica de tingimento artístico de tecidos que continua firme e forte na moda praia 2022. Além das versões florais e animal print. Vale tudo!

Top de biquíni: conforto e sucesso novamente
Top de biquíni: conforto e sucesso novamente
(Foto: )

Tendências de moda praia 2022 para biquínis e maiôs

Vão estar muito em voga os biquínis de cintura alta, lembrando o modelo de calcinha caleçon, os tomara-que-caia, meia-taça, as cortininhas maiores com alcinhas finas como os tops de academia. As marcas estão apostando ainda nos modelos de mangas bufantes e decotes ombro a ombro para as versões de maiôs e biquínis.

As mangas compridas também serão bem-vindas para o universo feminino que não curte ou não pode se expor ao sol. Essas peças costumam ser confeccionadas com proteção ultravioleta (UV) e são, inclusive, muito usadas em crianças. Já que o tecido também é macio e fresquinho, permitindo a livre transpiração da pele.

A moda praia 2022 vem apostando alto nas diferentes formas de amarrações de biquínis. A criatividade pode correr solta ao trançar as alcinhas, de trás para a frente ou vice-versa.

> 5 Rotas para Stand Up Paddle em Santa Catarina

Com laços ou nós, cruzadas na barriga, indo até a cintura, invertidas, enfim, da forma como achar mais bonito e seguro. As tiras ganham comprimentos mais longos para dar um toque sexy com poucas ou muitas voltas pelo corpo.

Os modelos que vão arrasar na moda praia 2022 têm uma pegada retrô, utilizando inserção de cintos e suspensórios, assimetrias e muitos babados. A moda resgatada dos anos 80 prevê biquínis asa delta, ideal para quem tem quadris mais largos. De cintura alta, que ressaltam a elegância e os tops meia-taça, indicados para quem tem pouco seio e pode valorizá-los com a modelagem da peça.

As coleções vão fazer referência a visuais icônicos da época e vão trazer detalhes esportivos, como zíperes e neoprene.

Outro estilo que será bem apreciado são as modelagens assimétricas. Os tops de biquíni e maiôs com um ombro vão fazer sucesso novamente. As tramas e as texturas vão para o mesmo caminho. Use e abuse do lastex, do crochê e de recortes ousados e criativos.

> Melhores horários para ir à praia em Santa Catarina

Principais modelos de biquíni que vão bombar na moda praia 2022

Cortininha: tem as alças mais finas e valorizam as curvas femininas. É considerado um dos melhores modelos para tomar sol;

Cortininha com amarração corporal: não é recomendado para tomar sol, pois as tiras deixam marcas, mas é um dos looks mais estilosos do verão;

Meia-taça: modelagem vintage e com alta sustentação, esse biquíni é perfeito para quem tem seios grandes;

Neck tie: junção do biquíni cortininha com o tomara-que-caia;

One-piece ou maiô: é definitivamente o item mais sofisticado possível para ir à praia ou piscina, além de ser mega versátil, podendo ser usado com shorts, saias ou calças;

Asa-delta: a lateral bem alta do biquíni deixa a silhueta alongada, favorecendo as mulheres mais baixas. Além disso, desenha mais o contorno do corpo. Quem tem o quadril mais estreito ganha curvas e quem já tem o quadril mais largo deixa as curvas em evidência.

> Conheça opções para curtir o verão em Joinville

As cores da moda praia 2022

Rosa chiclete

Cor alegre e vibrante, muito usada no hemisfério norte durante as altas temperaturas. Combina com a cor laranja.

Laranja

Tonalidade quente e que pode ser combinada com rosa pink e tons pastel como amarelo ou verde.

Tons pasteis

A delicadeza e suavidade sempre são aceitas na moda e no verão, valorizando o bronzeado. São cores doces e encantadoras, com destaque para o verde menta e o lilás. Podem combinar com cores mais quentes como amarelo e laranja.

Azul celeste

Combina com o céu e o mar e remete a dias lindos na areia da praia. Combina com poá, dando um aspecto mais retrô.

Estampas

Sejam listras coloridas, flores, animal print, as estampas sempre vão combinar com o clima de férias.

> Quando começa o verão de Santa Catarina em 2021

Acessórios de praia: úteis e charmosos

Vai à praia? Então, aproveite para usar os acessórios que estão na moda e que por um bom tempo ficaram guardados. Tire do armário os objetos e peças que podem combinar com o seu biquíni ou maiô. Enfeite seu visual!

Saídas de praia, óculos de sol, bonés, chapéus, lenços e uma bela bolsa vão completar o look. Veja quais as tendências de acessórios que serão muito apreciados neste verão:

Cintos de corrente e body chains (correntes do corpo), além de bijuterias feitas de materiais como o tassel, miçanga e acrílico são apostas certeiras;

Bolsas de rede ou de palha, que podem ser usadas à beira-mar como também nos passeios casuais. Tricotadas com fitas, cadarços e outros materiais que podem até não ser têxteis, as redes vazadas se destacam, combinando com leveza e verão;

Lenços: elegantes, atemporais e versáteis, podem ser usados de diversas maneiras: amarrados na bolsa, nos cabelos e junto aos óculos, entre outras ideias;

Bonés: protegem o rosto e a cabeça do sol e trazem um estilo esportivo ao seu look;

Outra dica é a calça pantalona, com modelagem bem ampla de tecido leve e com elástico no cós;

Além dos vestidos, os quimonos são muito estilosos e versáteis, podendo ser usados na praia ou na cidade. Use com uma faixa na cintura ou como um cropped, amarrando a cintura. Há também quem prefira os chemises, camisas alongadas que dão um tom mais social ao look.

> Quais as melhores praias de Florianópolis dependendo da direção do vento?

Saídas de praia: prefira tecidos leves e que explorem a transparência

As saídas de praia são peças essenciais para vestir após o banho de mar e passeios no litoral. As saias pareôs, principalmente as longas, podem ser usadas de várias formas e com diferentes tipos de amarrações;

Os tecidos que esvoaçam e ressaltam as curvas femininas representam a liberdade após um período longo de reclusão, em que ficamos afastados de festas, praias, passeios, viagens, dentre outros eventos sociais.

Vão estar em alta os tecidos naturais que têm fibras de origem animal, como a seda e a lã. E de origem vegetal, como o linho, o algodão, o cânhamo, o bambu e o rami, entre outros.

Os tecidos de algodão orgânico, linho, rami, modal, seda de soja e seda de laranja são as estrelas da vez. São considerados produtos sustentáveis, por isso também são chamados de tecidos eco-friendly.

Isso porque geram menos poluentes e visam minimizar o impacto ambiental, desde o processo de fabricação até o seu descarte e reaproveitamento de materiais. Usar um desses produtos significa também defender uma causa em prol da sociedade e do planeta.

> Veja as praias próprias para banho em Santa Catarina

Tendências da moda praia 2022 para sungas masculinas

As sungas vão voltar com força total na moda praia 2022. No entanto, serão mais cavadas e no modelo slim. As estampas botânicas e florais são o estilo da vez, mas as cores neutras continuam no holofote da moda.

Para aqueles que ainda preferem os calções de banho, uma dica: as peças compridas saíram de moda recentemente. O foco agora são bermudas mais largas que vão, no máximo, até a altura dos joelhos.

As marcas estão apostando nas peças com estampas do fundo do mar, apropriadas para a época do verão e que trazem uma vibração praiana.

Com relação aos acessórios masculinos, os óculos retrô com armações que fazem uso de formas geométricas e lentes coloridas (fotocromáticas), chinelos slide, shoulder bag (bolsa de ombro) ou chest bag (bolsa de peito) são algumas das tendências para os dias quentes.

Bermudas de tactel: boa opção de saída de banho para meninos
Bermudas de tactel: boa opção de saída de banho para meninos
(Foto: )

> Cuidados com a pele e a alimentação fazem parte de um verão saudável

Moda praia 2022 para crianças

O colorido e a alegria vão se repetir na moda praia 2022 pra garotada, sempre levando em conta conforto e estilo. As marcas investiram em camisetas de mangas curtas ou compridas com proteção UV+50 para as crianças que querem ou precisam se proteger do sol.

Os biquínis para as meninas também seguem a mesma tendência do público adulto, com modelagens descoladas e o uso intenso de cropped. Já os meninos podem abusar das sungas e também das bermudas de tactel, que são ainda uma boa opção de saída de banho.

Veja as dicas de praias desertas em SC

Leia também

Quatro praias com belezas naturais para descobrir no verão em Santa Catarina

Quando acaba o inverno de SC em 2021

5 praias de mar calmo para relaxar no Litoral Norte de SC

10 praias para curtir com crianças em Florianópolis

Colunistas