A cada quatro anos, novos deputados estaduais são eleitos no Brasil, mas muitas pessoas votam sem saber qual é a função de quem ocupa esse cargo político. O deputado estadual é um representante eleito pelos cidadãos para representá-los na Assembleia Legislativa.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Veja o que faz o deputado estadual no vídeo

A função do deputado estadual é a mesma do federal, mas com aplicação no Estado que ele representa. A seguir, trazemos tudo que você precisa saber sobre esse cargo político, o que faz o deputado estadual, como funciona seu mandato e outras informações.

Requisito para ser deputado estadual

  • Possuir nacionalidade brasileira;
  • Ter, no mínimo, 21 anos de idade (completados até o dia oficial da posse);
  • Ser eleitor;
  • Estar em pleno exercício dos direitos políticos;
  • Ser alistado na Justiça Eleitoral;
  • No caso dos homens, estar em dia com as obrigações militares;
  • Ter cumprido a pena totalmente, se tiver sofrido condenação criminal transitada em julgado;
  • Ter domicílio eleitoral no estado em que pretende concorrer à eleição;
  • Estar filiado a um partido político e ter sido escolhido, em convenção partidária, para concorrer ao cargo.

Funções do deputado estadual

  • Legislar
  • Fiscalizar e investigar o Poder Executivo
  • Preparar o orçamento do estado
  • Autoadministração da Assembleia Legislativa

Continua depois da publicidade

Legislar

Uma das principais funções do deputado estadual é legislar conforme os interesses da população.

É responsabilidade do deputado propor, emendar ou fazer alterações nos projetos de lei que representam os interesses do povo, desde que sigam as normas municipais ou federais.

É papel dos deputados estaduais legislar sobre tudo que não é atribuição dos municípios ou da União. Eles podem, por exemplo, aprovar leis sobre o funcionamento de instituições estaduais como o Ministério Público ou a Polícia Civil, instituir regiões metropolitanas, criar tributos estaduais, entre outros.

Fiscalizar e investigar o Poder Executivo

Outra atribuição do deputado estadual é examinar o trabalho do Poder Executivo (governador, vice-governador e secretários estaduais). Isso pode ser feito por meio do julgamento das contas prestadas pelo Executivo estadual, e outras atividades administrativas, por exemplo, a inspeção da execução orçamentária.

Continua depois da publicidade

A Assembleia Legislativa também tem o poder de: receber denúncias; encaminhar processos nos casos de crime de responsabilidade cometido pelo governador; e criar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), nas quais possíveis ilícitos na administração são investigados. Tudo isso é feito para assegurar a boa administração do estado.

Preparar o orçamento do estado

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é elaborada pelos deputados estaduais da sua respectiva unidade federativa.

A quantia que o estado vai arrecadar e o valor que poderá ser gasto com cada área de interesse público, como saúde, cultura e educação, é estabelecida na LOA, de acordo com as metas definidas pelo Plano Plurianual (PPA).

O governador encaminha o orçamento estadual à Assembleia Legislativa, para apreciação dos deputados, que debatem sobre a proposta por várias sessões e podem propor emendas para alteração da mesma. Depois, a proposta vai para uma Comissão de Finanças e, após análise, segue para votação no Plenário.

Continua depois da publicidade

A preparação do orçamento do estado tem que contar com ampla participação popular por meio de audiências públicas em todo o estado.

Quem são os candidatos a presidente nas Eleições 2022

Como as atividades do deputado estadual são definidas

As funções do deputado estadual estão determinadas na Constituição Estadual, que têm por finalidade melhorar o funcionamento administrativo do país, dando uma maior autonomia ao estado.

Como um deputado estadual é eleito

Para um candidato ser eleito, é levada em conta a votação de seu partido político ou coligação de partidos, além da quantidade de votos recebida pelo candidato na eleição que acontece de quatro em quatro anos.

A eleição é feita por voto proporcional, ou seja, receber a maioria dos votos não é suficiente para ser eleito. São considerados os votos da legenda e o número de vagas conquistadas pelos partidos nas Assembleias.

Continua depois da publicidade

As eleições ocorrem de quatro em quatro anos no Brasil
As eleições ocorrem de quatro em quatro anos no Brasil (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

Como é a posse

Os deputados estaduais eleitos tomam posse em uma cerimônia na Assembleia Legislativa na qual fazem o juramento da Casa.

Após a posse dos deputados, acontece a eleição do presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário da Casa.

​​O que esperar das Eleições 2022? Colunistas da NSC respondem

Como funciona o mandato

O mandato é de quatro anos, porém o candidato pode disputar a eleição várias vezes, pois não há quantidade limitada de mandatos.

Quantos deputados estaduais há em cada estado

O número de deputados estaduais em cada Assembleia Legislativa varia de acordo com o número de deputados federais de cada estado. Quanto mais populoso for um estado mais deputados ele terá.

Continua depois da publicidade

Veja a seguir como é definido o número de deputados estaduais em cada estado:

Estados com até 12 deputados federais

Para saber quantos deputados estaduais há nesses estados, basta multiplicar o número de deputados federais por 3. Exemplo, se no seu estado há 10 deputados federais, consequentemente há 30 deputados estaduais.

Estados com mais de 12 deputados federais

Até o 12º deputado, a conta é a mesma:

número de deputados federais x 3 = número de deputados estaduais.

Para cada deputado a partir do 13º, a conta muda, mas continua bem simples:

Número de deputados federais mais 24 = número de deputados estaduais.

Por exemplo, em Santa Catarina há 16 deputados federais, consequentemente, 16 mais 24 = 40 deputados estaduais.

O estado com o maior número de deputados estaduais é São Paulo, com 94; seguido por Minas Gerais, com 77. Já os estados com o menor número de deputados estaduais são Amapá, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Roraima e Tocantins, com 24 cada.

Quanto ganha um deputado estadual

De acordo com a lei estadual nº 15.394, de 21 de dezembro de 2010, de Santa Catarina, o valor do subsídio mensal bruto de um deputado estadual equivale a 75% do subsídio de um deputado federal. Sendo assim, um deputado estadual catarinense ganha R$ 25.322,25 mensalmente, segundo o Portal da Transparência Alesc.

Continua depois da publicidade

Abaixo, elencamos todos os cargos em disputa neste ano e a função de cada um deles.​​

Veja tudo sobre Eleições 2022 no vídeo

Leia também

Eleições 2022: guia mostra tudo o que você precisa saber

Destaques do NSC Total