nsc
nsc

Política

Deputados de SC votarão em peso a favor do voto impresso

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
10/08/2021 - 07h55 - Atualizada em: 10/08/2021 - 12h52
SC tem 16 deputados federais
SC tem 16 deputados federais (Foto: Marcos Oliveira)

Se dependesse da bancada catarinense na Câmara dos Deputados, a PEC do voto impresso seria aprovada sem qualquer dificuldade. Até a manhã desta terça-feira (10), data em que a proposta deve entrar em votação, 11 dos 16 deputados federais de Santa Catarina já haviam se manifestado a favor da mudança.

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

Além do núcleo mais próximo ao presidente Jair Bolsonaro, como os deputados Caroline de Toni (PSL), Daniel Freitas (PSL) e Coronel Armando (PSL), as manifestações também partiram de alguns políticos tradicionais, como os deputados Angela Amin (PP) – presidente do fórum parlamentar catarinense – e Celso Maldaner (MDB), que já foram eleitos diversas vezes pela urna eletrônica.

Distritão, voto impresso, Código Eleitoral: o que está em jogo na reforma política

No caso de Maldaner, o voto a favor da PEC contraria a orientação do partido. O mesmo ocorre com Darci de Matos (PSD), que também se manifestou a favor do voto impresso, embora o partido tenham orientado voto contrário.

Até a manhã desta terça-feira, apenas o deputado Pedro Uczai (PT) havia se manifestado contra o voto impresso. Ainda não haviam se manifestado os deputados Carlos Chiodini (MDB), Carmen Zanotto (Cidadania), Geovânia de Sá (PSDB) e Ricardo Guidi (PSD).

Em guerra com a democracia, Bolsonaro diz que "só Deus" o tira da presidência em Joinville

Bolsonaro diz que "não tem como comprovar se eleições foram fraudadas"

A PEC deve entrar em votação às 15h na Câmara dos Deputados, cercada por polêmicas. A primeira delas é a decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira, de levar a questão a plenário apesar da rejeição da proposta em comissão. A segunda é o desfile militar que deve tomar as ruas de Brasília nesta terça-feira. Oficialmente, trata-se de um convite da Marinha ao presidente Jair Bolsonaro para acompanhar um exercício. Mas o gesto tem sido visto como demonstração de força e pressão de Bolsonaro sobre o Congresso.

Conselho das Federações de SC se manifesta favorável ao voto impresso

Usada desde a década de 1990, a urna eletrônica surgiu para desbancar o voto impresso, que tinha recorrentes registros de fraude em todo o país. O sistema é auditável e considerado seguro.

Manifestações a favor:

Rodrigo Coelho (PSB), Caroline de Toni (PSL), Daniel Freitas (PSL), Coronel Armando (PSL), Fábio Schiochet (PSL), Angela Amin (PP), Celso Maldaner (MDB), Darci de Matos (PSD), Gilson Marques (Novo), Helio Costa (Republicanos) e Rogério Peninha (MDB).

Manifestação contrária:

Pedro Uczai (PT)

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer​​

Vídeo flagra meteoro do tamanho de uma bola de basquete no céu catarinense​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid

O que falta para levar Pazuello à cadeia?

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas