nsc
nsc

Vaga de Desembargador

Quinto constitucional: Mulheres não entram no TJSC pela advocacia há 18 anos

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
21/07/2021 - 08h25
Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Tribunal de Justiça de Santa Catarina (Foto: Divulgação)

Se confirmada a tendência de que os três mais votados na lista sêxtupla para escolha do próximo desembargador do TJSC pelo quinto constitucional sejam os nomes que vão integrar a lista tríplice, a tendência é que todas opções a serem levadas ao governador Carlos Moisés sejam homens. Com isso, a advocacia deve completar 18 anos sem que nenhuma mulher ocupe vaga de desembargadora. A última foi Salete Sommariva, em 2003.

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

O dado chama atenção porque as mulheres são maioria na população catarinense, e a representatividade na advocacia é grande: já somam quase metade dos 42 mil advogados do Estado. Apesar disso, mulheres presidem apenas 17 das 49 subseções e 34 das 106 comissões da OAB-SC.

No Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que reúne nomes provenientes da magistratura, advocacia e Ministério Público, são apenas 15 mulheres entre mais de 90 desembargadores. São os membros do TJSC que definirão a lista tríplice a ser entregue ao governador.

O nome preferido de Moisés para uma vaga futura de desembargador no TJ-SC

Escolha de desembargador vai revelar novo estilo político de Moisés

Entre os candidatos que chegaram à lista sêxtupla, desta vez, duas são mulheres - Patrícia Uliano Efting, de Tubarão, e Tammy Fortunato, de São José. Patrícia ficou em quarto lugar na votação ampla, com 838 votos. Tammy Fortunato teve 798 votos, e ficou em quinto lugar.

A definição sobre os nomes que vão compor a lista tríplice ocorre nesta quarta-feira (21). Além de Patrícia Efting e Tammy Fortunato, concorrem às vagas os advogados Diogo Nicolau Ptsica, da Capital; Wilson Pereira Junior, de Joinville; Carlos Werner Salvalaggio, de Criciúma – os três mais votados – e Romualdo Paulo Marchinhacki, de Blumenau.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer​​

Vídeo flagra meteoro do tamanho de uma bola de basquete no céu catarinense​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid

O que falta para levar Pazuello à cadeia?

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas