A expansão do Programa Entra21 para toda Santa Catarina, oficializada na última semana em um evento em Florianópolis, é um reconhecimento ao pioneirismo de Blumenau na formação de mão de obra para a área de informática – uma história que começa no fim da década de 1960 com a criação do Cetil, a empresa-mãe do polo tecnológico local. Mas é, acima de tudo, também um prêmio à insistência.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Não fosse a incansável defesa de empresários de que o poder público precisa ajudar a abrir as portas da tecnologia para jovens de baixa renda, a iniciativa teria ficado pelo caminho como tantas outras. O leitor certamente vai puxar exemplos pela memória. Sobram projetos ligados ao desenvolvimento econômico que nasceram no oba-oba, mas que pereceram porque lhes faltaram propósito bem definido e, mais importante, gente que “incomoda” e faz acontecer. Felizmente não foi o caso aqui.

> Agir sugere aumento da passagem de ônibus em Blumenau e prefeitura tem uma decisão a tomar

Capitaneado pelo Blusoft, o Entra21 tem um grande mérito: sobreviveu a mudanças de governos sem abrir mão da própria vocação. O programa foi criado durante o mandato de João Paulo Kleinübing, mas cresceu e se fortaleceu ao longo das gestões de Napoleão Bernardes e Mário Hildebrandt. Tornou-se plano de cidade e não de partido graças ao envolvimento da iniciativa privada, alheia à politicagem e preocupada com o que realmente interessa – disponibilizar gente capacitada para um setor da economia com enorme potencial de crescimento.

Continua depois da publicidade

A bem-sucedida experiência blumenauense, que desde 2006 já contribuiu para dar uma perspectiva de carreira a mais de 5 mil pessoas, agora será replicada em 18 municípios-polo por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina, com aulas on-line e à distância (EaD). Com uma estrutura mais robusta e caixa reforçado, o Entra21 estadual quer deixar 6 mil pessoas aptas a trabalhar na área de tecnologia. É praticamente o que Blumenau fez nos últimos 16 anos. Não é pouca coisa.

Aspirantes a programadores e desenvolvedores podem se inscrever no programa até o dia 27 de março pelo site do Entra21. Os candidatos precisam ter mais de 16 anos e ter cursado ou estar cursando o ensino médio. Oportunidades no mercado não faltam. Levantamento feito no ano passado pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) indicou que, entre 2022 e 2023, o setor de tecnologia deve gerar em torno de 12 mil novos empregos no Estado.

O padrinho

Ninguém se dedicou mais ao Entra21 do que Sergio Tomio. Ano após ano, o coordenador do programa precisou gastar saliva e sola do sapato em reuniões com empresas, prefeitura de Blumenau e governo do Estado. Liderou romarias em busca de apoio político e recursos financeiros para que a iniciativa não sucumbisse.

No ano passado, o empresário ainda precisou vencer 25 dias de internação na UTI – 10 deles intubado – por conta da Covid-19. Tomio é a personificação da persistência para que o programa se perpetuasse. O Entra21 estadual também tem suas digitais.

Continua depois da publicidade

À prova

A candidatura a deputado estadual de André Espezim (Podemos), secretário de Comunicação de Blumenau, vai testar a influência de Mário Hildebrandt (Podemos) no Vale. Espezim é o nome preferido do prefeito para a Assembleia Legislativa, mas tem o desafio de se fazer viável na urna. Ao externalizar o apoio, Hildebrandt colocará à prova o capital político conquistado à frente do terceiro maior colégio eleitoral do Estado.

Terminal

Pelo tanto de cobranças sobre o atraso na construção do novo terminal da Água Verde que chegam diariamente à prefeitura, o ônibus deveria ser a alternativa número um de deslocamento do blumenauense.

Urna

A Fecomércio-SC convocou para o dia 9 de maio as eleições que definirão a nova diretoria da entidade, com mandato de quatro anos. Chapas podem se registrar para a disputa até o dia 28 deste mês. O empresário Emilio Schramm, presidente do Sindilojas Blumenau, é candidato à presidência.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Continua depois da publicidade

Leia também

Duas empresas disputam obra em terminal de Blumenau campeã de reclamações

Liga confirma volta da Gincana de Blumenau após dois anos​

Multinacional de TI escolhe Blumenau para ser centro da expansão no Brasil

Blumob roda com prejuízo mesmo depois de receber aportes milionários da prefeitura de Blumenau

Senior Sistemas pede registro para IPO e avança para entrar na Bolsa de Valores​​​

Reforma do Museu da Cerveja de Blumenau enfim é liberada, mas vai ficar mais cara​​​

Dono da Villa Germania em Indaial compra a maior produtora de codornas do Brasil

Futura concessão da rodoviária de Blumenau avança com entrega de estudo de viabilidade​​​​​

Mudança em lei pode dar fim à novela do Edifício América em Blumenau, diz advogado​​​​

Empresa de Blumenau é vendida por R$ 85 milhões a multinacional bilionária do Canadá​​​​​​

Marca Sulfabril é vendida e deve voltar ao mercado em 2022​

Destaques do NSC Total