nsc
    nsc

    Projeção

    Eleições 2020 Blumenau: seis candidatos terão 85% do tempo de TV; seis, menos de 20 segundos

    Compartilhe

    Upiara
    Por Upiara Boschi
    23/09/2020 - 08h00
    O espaço de cada candidato no horário eleitoral
    O espaço de cada candidato no horário eleitoral (Foto: Arte NSC)

    Blumenau terá número recorde de candidaturas a prefeito nas eleições 2020, mas a projeção dos tempos de horário eleitoral gratuito mostra um abismo entre os postulantes. Um bloco de seis candidaturas ligadas aos partidos tradicionais ficará com 85% dos espaços nos programas de 10 minutos no rádio e na televisão, além de fatia equivalente das inserções durante a programação. Aos outros seis, restarão menos de 20 segundos para convencer o eleitor.

    A projeção é baseada no número de deputados federais de cada partido que integra as coligações, fonte para o cálculo de 90% do tempo de propaganda. Os demais 10% são divididos igualmente entre candidatos cujos partidos tenham superado a cláusula de barreira nas eleições de 2018 para deputado federal. O tempo oficial será anunciado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) após o registro de todas as candidaturas.

    TEMPO DE TV POR CANDIDATO
    Mário Hildebrandt (Podemos)
    Coligação Podemos, PSDB, MDB, Republicanos e Solidariedade
    2min16s

    João Paulo Kleinübing (DEM)
    Coligação DEM, PSD e PP
    1min54s

    Ricardo Alba (PSL)
    Coligação PSL, DC, Patriota, PSC e Pros
    1min27s

    João Natel (PDT)
    Coligação PDT e PSB
    1min09s

    Ana Paula Lima (PT)
    Coligação PT e PV
    1min07s

    ​Ivan Naatz (PL)
    Sem coligação
    40s

    ​Geórgia Faust (PSOL)
    Sem coligação
    16s

    ​Jairo Santos (PRTB)
    Coligação PRTB e PTB
    16s

    ​​Mário Kato (PCdoB)
    Coligação PRTB e PTB
    16s

    ​Débora Arenhart (Cidadania)
    Sem coligação
    14s

    ​​Odair Tramontin (Novo)
    Sem coligação
    13s

    ​Wanderlei Laureth (Avante)
    Sem coligação
    12s

    > Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    Nesse primeiro bloco de candidatos, quem sai na frente é o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), que busca a reeleição. Coligado com o PSDB da candidata a vice Maria Regina Soar, além de MDB, Republicanos e Solidariedade, ele alcançou a marca de 2min16s a cada programa de 10 minutos. Logo depois vem João Paulo Kleinübing (DEM). Impulsionado pela aliança com PSD e PP, o demista terá 1min54. Em comum, Hildebrandt e Kleinübing tem a dependência dos aliados para garantir exposição no rádio e na televisão - sozinhos, Podemos teria 18 segundos e o DEM, 30 segundos.

    A situação é diferente de Ricardo Alba (PSL), que tem cerca de dois terços de seu tempo garantido por seu próprio partido. O pesselista contará com 1min27s, dos quais 27 segundos foram agregados pela aliança com os pequenos PSC, Patriota e Pros - também coligado, o DC não soma na conta por não ter alcançado a cláusula de barreira em 2018.

    Quer receber no WhatsApp os links para meus textos, lives, podcasts e comentários na tevê? É só clicar em https://bit.ly/3hJOi9y

    No grupo das candidaturas ligadas a partidos tradicionais também está João Natel (PDT, coligado com o PSB), com 1min09, praticamente o mesmo espaço destinado a Ana Paula Lima (PT, coligado com o PV). Fecha o bloco a candidatura de Ivan Naatz, do PL, que sem coligação alcançou 40 segundos no horário eleitoral.

    Depois deles, vem o segundo grupo de candidaturas. São seis integrantes com menos de 20 segundos em cada programa de 10 minutos. Três deles terão 16 segundos: Geórgia Faust (PSOL), Jairo Santos (PRTB, coligado ao PTB) e Mário Kato (PCdoB). Com 14 segundos, surge Débora Arenhart (Cidadania), seguida por ​Odair Tramontin (Novo), com 13 segundos, e ​Wanderlei Laureth (Avante), que terá 12 segundos. Em Blumenau, todos os candidatos terão direito a participar do horário eleitoral.

    Receba os textos de Upiara Boschi no Telegram. É só procurar por "Upiara Boschi - NSC Total" ou acessar o link: https://t.me/upiaransc

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas