nsc
nsc

FInanças

Como a taxa Selic influencia seus investimentos?

Aumento da taxa pode ser uma boa oportunidade para investimentos de renda fixa em 2022

02/03/2022 - 14h24 - Atualizada em: 03/03/2022 - 09h48

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Taxa Selic - Warren - NSC
Alta da Taxa Selic interfere diretamente no rendimento dos investidores.
(Foto: )

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), confirmou na última semana de janeiro o aumento da Taxa Selic em 1,5 pp com relação à taxa anterior marcando 10,75% ao ano. Com o reajuste, a taxa básica da economia brasileira atingiu a casa de 2 dígitos pela primeira vez desde 2017. A alta representa uma boa oportunidade para investimentos que têm a taxa como indexador, como CDBs, pois representa, consequentemente, mais rentabilidade para estes ativos.

A taxa Selic é a taxa básica da economia brasileira. É ela quem regula o aumento ou queda na taxa de juros geral. Para se dar bem nesse cenário é preciso estar ao lado de quem recebe juros e não de quem paga.

Aumentando a taxa Selic, o Banco Central do Brasil (Bacen) espera que o país também fique mais atrativo aos investimentos externos. Segundo o Comitê de Política Monetária (Copom), além do cenário interno de alta inflacionária, a justificativa do aumento é o cenário externo de disseminação da variante Ômicron, e a possibilidade de continuidade do aperto monetário do Banco Central dos Estados Unidos.

O aumento de preços fora de controle é muito ruim para economia do país como um todo. Então, o objetivo maior é controlar a inflação. Nesta lógica, quanto maior a taxa de juros, mais o consumo é desestimulado. Com isso, conforme a lei de oferta e demanda, se o consumo for reduzido, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) também deve cair.

Taxa Selic x IPCA: Janela de oportunidade

É a relação entre aumento da Selic e queda do IPCA que torna alguns investimentos em renda fixa mais atrativos aos investidores em 2022. No ano passado, o IPCA ficou acima de 10% e a Selic ficou abaixo disso. Isso significa que quem não investiu o dinheiro guardado, não só deixou de ganhar como também perdeu dinheiro por causa da inflação.

Para os próximos 12 meses, a expectativa é de que a Selic se mantenha acima de 10%. Já para o IPCA, atualmente em 10,6%, a expectativa é que caia até 4,5% até o final do ano.

Isso significa que a probabilidade de rentabilidade dos investimentos atrelados à taxa Selic é de cerca de 6%. O que representa, na prática, a maior taxa do mundo em rendimentos de renda fixa, se tudo se confirmar.

Taxa Selic - Warren - NSC
Investimentos de renda fixa devem ficar mais atrativos com a alta da Selic.
(Foto: )

Investimentos mais conservadores

Mesmo diante de um cenário otimista entre os especialistas, a recomendação é de cautela, pois o país ainda enfrenta instabilidades decorrentes da pandemia e do ano eleitoral. Assim, os investimentos mais conservadores, como os de renda fixa com índices pré-fixados à inflação, ou pós fixados que acompanham a taxa Selic, têm ganhado destaque entre os investidores.

Um bom planejamento financeiro e aplicação correta das reservas de emergência configuram uma boa oportunidade de garantir rentabilidade sem risco para os investimentos de renda fixa. Ainda mais neste ano, diante das perspectivas do mercado financeiro mais conservador.

> Onde investir em 2022? Veja algumas opções

Contudo, ainda há boas razões para apostar no cenário renda variável. O mercado não se surpreendeu com o reajuste da Selic e vê boas oportunidades para atrair investimentos externos na bolsa brasileira.

Diversificação da carteira

Independentemente das possibilidades mapeadas para 2022, analistas de investimentos recomendam a diversificação da carteira para maiores e melhores chances de rentabilizar seus ativos.

O ideal é contar com o auxílio de especialistas, assim, você não precisa quebrar a cabeça e ficar horas lendo sobre o mercado para conseguir investir bem. A Warren é uma corretora que oferece soluções de diversificação de carteiras, personalizando investimentos, tanto de renda fixa, quanto de renda variável, de acordo com os objetivos pessoais de cada investidor. Fale com um especialista e confira.

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre o mercado financeiro? Acesse o canal Investe Mais.

E descomplique sua vida financeira: conheça a Warren.

Leia também

Como escolher o melhor fundo de investimento?

Afinal, é possível investir com 100 reais por mês?

Colunistas