nsc
dc

Jornalismo

Retomada da economia em SC é destaque na edição impressa desta semana

Após sentir os efeitos da pandemia com força entre março e abril, indicadores mostram recuperação nos últimos meses, fruto de reinvenção dos negócios

04/09/2020 - 12h00

Compartilhe

Everton
Por Everton Siemann
capa-semanal-05-09-2020
Capa da edição impressa semanal de 5 a 11 de setembro
(Foto: )

A edição impressa de DC, AN e Santa desta semana destaca o momento de retomada da economia de Santa Catarina nos últimos meses. Os indicadores mostram recuperação em junho e julho, com resultados acima da média nacional. Fruto da inovação e da reinvenção na gestão dos negócios, conforme avaliam os líderes das principais entidades empresariais do Estado. A reportagem mostra a história de empresários catarinenses que se reestruturaram para enfrentar a crise econômica a partir da pandemia do coronavírus.

> PIB do Brasil tem queda histórica de 9,7%, mas economia de SC recua menos

Na grande entrevista da semana, a jornalista Patrícia Campos Mello fala dos constantes episódios de ataques aos profissionais e à liberdade de imprensa no país. Ela é autora de um livro que aborda a disseminação do ódio e da desinformação nos ambientes virtuais, lançado em julho deste ano.

> Projeto das fake news: como votaram os senadores de Santa Catarina

Como atrair os eleitores mais jovens? É a partir dessa pergunta, que a reportagem aborda o tema. O número de eleitores com 16 e 17 anos, faixa etária em que voto é facultativo, será 38% menor do que em 2018. Especialistas procurados pela reportagem apontam a pandemia da Covid-19 e o distanciamento dos partidos políticos como principais fatores para a redução.

A reportagem mostra também iniciativas apartidárias que buscam aproximar e incluir os jovens no universo da política. Conheça a história de jovens que participaram destes projetos e atualmente se dizem eleitores e cidadãos mais conscientes politicamente.

> Saiba mais informações sobre as eleições de 2020

Outra reportagem destaca que o projeto "SC Ainda Melhor", lançado nas eleições de 2018, é retomado pela NSC e vai debater os temas para o desenvolvimento dos municípios com base na contribuição de entidades representativas.

> Horário de votação será ampliado em 2020

Na seção "The New York Times", reportagem aborda que além de enfrentar o coronavírus, os médicos têm de combater a pandemia da desinformação. Outra reportagem de destaque conta como está a cidade de Canelinha, na semana seguinte ao crime que chocou o Estado, com a morte de uma mulher grávida.

> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em SC

Na coluna Tech SC, confirma dicas da Polícia Civil para evitar o golpe do perfil falso, que tem ganhado força em Santa Catarina. Você vai ver também a história de uma cervejaria com sede em Blumenau que oferece vagas para home office, com suporte técnico e até mesmo auxílio financeiro para quem precisa.

A coluna também destaca a retomada do programa de estágio em jonalismo do NSC Total, com a chegada de novos profiossionais para atuar no maior portal de conteúdo de Santa Catarina.

> Confira a previsao dos signos de 5 a 11 de setembro

No DC, confira ainda as colunas de Ânderson Silva e Leo Coelho. Ânderson aborda que com os sinais de melhora do quadro do coronavírus, iniciam-se as projeções para a Santa Catarina do pós-pandemia. Leo traz informações exclusivas de um desfile de moda especial que ocorre neste sábado, dia 5, na Arena Petry.

No AN, leia as informações e análises de Jefferson Saavedra, que traz informações e detalhes sobre a folha de pagamento da prefeitura de Joinville. E Cláudio Loetz, que aborda novidades sobre a economia, em uma entrevista com o consultor André Lima.

No Santa, Evandro de Assis traz informações exclusivas da proposta de criação de um novo parque natural no distrito da Vila Itoupava. Pedro Machado destaca que as questões ligadas à economia terão um peso maior na disputa eleitoral deste ano. E tem ainda a coluna de Fernanda Nasser, que conta novidades ligadas ao Festival Brasileiroa da Cerveja, marcado para março do ano que vem, em Blumenau.

Colunistas