nsc
hora_de_sc

Para começar o dia

Dia Nacional do Café: 3 verdades sobre a bebida

Ele já foi visto como vilão, mas também já se sabe dos benefícios que o café é capaz de proporcionar

24/05/2021 - 08h24 - Atualizada em: 24/05/2021 - 08h27

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio
Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio
(Foto: )

O café é uma das bebidas mais apreciadas do mundo. No Brasil, o dia nacional do café é comemorado em 24 de maio. As propriedades do grão variam de acordo com a espécie, o tipo de processamento, grau de torra e moagem e o modo de preparo.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Já foi visto como vilão, mas também já se sabe dos benefícios que o café é capaz de proporcionar – se consumido com moderação. Inclusive para o desempenho físico. 

É termogênico e rico em antioxidantes

Você já deve ter escutado por aí que o café é termogênico, não é? Alguns estudos apontam que a cafeína aumenta o gasto calórico, ajudando no processo de emagrecimento. Mas além disso, o café é rico em antioxidantes que ajudam no combate de radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

Alguns estudos apontam que o café também tem efeito anticancerígeno, prevenindo principalmente o câncer de mama. Isso ocorre através da alteração de alguns hormônios femininos, evitando se desenvolvam os estrógenos negativos. Mulheres que consomem café possuem chances 57% menor de desenvolver o câncer de mama.

É um estimulante natural

Uma xícara de café pode conter de 80 mg a 200 mg de cafeína,  variando conforme o modo de preparo. Uma xícara de café passado possui em média 100 mg, sendo assim recomendado o consumo de no máximo quatro xícaras por dia.

> Quais alimentos podem ajudar a regular o nível do colesterol

Um estudo realizado nos Estados Unidos recomenda que um adulto saudável deve consumir no máximo 400 mg de  cafeína por dia. Mas lembre-se que o café é um estimulante natural e, em excesso, pode provocar insônia, taquicardia, ansiedade, dor de cabeça e irritabilidade.

O café é umestimulante natural
O café é umestimulante natural
(Foto: )

Tem ação diurética

A cafeína aumenta a eliminação de cálcio e compete com a absorção de vitamina C e ferro, podendo anular esses nutrientes. Ou seja, aquele cafezinho logo após o almoço pode não se ser uma boa estratégia.

> Saiba como harmonizar chocolate e vinho

Usar açúcar no café aumenta a quantidade de calorias, então cuidado! Prefira adoçantes naturais como stévia  e xilitol, caso não consiga consumir puro. O café também pode ter ação diurética, então lembre-se de consumir bastante água.

Leia também

Cinco dicas para você preparar um bom café em uma Prensa Francesa

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

Plantas medicinais: como usar, quais benefícios e as mais comuns em Santa Catarina

Corpo de adolescente é encontrado 10 horas após acidente em SC

Motorista sai de ônibus e ajuda deficiente visual a atravessar a rua em Palhoça; veja o vídeo

Colunistas