nsc
dc

Jornalismo

Edição impressa semanal destaca que mais idosos devem ir às urnas nas eleições 2020

Estado tem atualmente 414,9 mil votantes desta faixa etária, o equivalente a 8% de todo o eleitorado, segundo dados do TSE

11/09/2020 - 14h29 - Atualizada em: 11/09/2020 - 14h37

Compartilhe

Éder
Por Éder Kurz
Capa da edição semanal impressa de 12 a 18 de setembro
Capa da edição semanal impressa de 12 a 18 de setembro
(Foto: )

A edição impressa semanal de DC, AN e Santa destaca o aumento de eleitores em Santa Catarina com mais de 70 anos, faixa etária em que o voto é considerado facultativo, o que isso representa e o impacto que pode ter nas eleições 2020. A reportagem mostra histórias de cidadania de idosos que não deixam de votar, como Dionízio Luiz Colombi, 95 anos. Até hoje, ele só faltou às urnas no primeiro turno de 2012, porque estava hospitalizado – no segundo turno, faz questão de frisar, compareceu.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

A reportagem também traz números dos eleitores com mais de 70 anos e a avaliação de especialistas sobre a necessidade do poder público reforçar ações para essa faixa etária. O Estado tem atualmente 414,9 mil votantes desta faixa etária, o equivalente a 8% de todo o eleitorado, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quatro anos atrás, SC registrava 334 mil eleitores desta idade, o que representava 6,7% do total de votantes da época.

Além de eleições, a edição semanal está recheada de assuntos sobre os mais variados temas. Confira, por exemplo, um resumo do que prevê o plano de volta às aulas em SC. Atividades de reforço, uso de máscara e aferição de temperatura estão entre as medidas para a retomada do ensino presencial.

> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em SC

Veja também um infográfico sobre o trabalho dentro de um laboratório de produção de vacinas. Por causa da corrida por uma vacina contra a Covid-19, o tema ganhou destaque nos últimos dias. Conheça como funciona um laboratório, um processo complexo que demanda investimento e tempo. Ainda sobre vacinas, reportagem do espaço The New York Times destaca cientistas que estão testando as próprias vacinas contra o novo coronavírus, cada tentativa no estilo “faça você mesmo”. Saiba o que dizem esses cientistas e a reação dos críticos. 

> Infográfico mostra como o coronavírus age no corpo humano

Na coluna Tech SC, veja como a Inteligência Artificial está ajudando a tornar as finais do Campeoanto Catarinense mais seguro. 

Por falar em futebol, na editoria de esporte, confira detalhes sobre a grande decisão do Catarinense, entre Brusque e Chapecoense. Além disso, leia o relato do repórter da NSC TV, Marcelo Siqueira, sobre a invasão de campo no Figueirense. Siqueira relata desde a primeira mensagem que recebeu sobre os atos de vandalismo, na tarde de 5 de setembro, até o momento em que deixou o Orlando Scarpelli. 

> “Branca de Neve”: história e curiosidades sobre o maior clássico da Disney

A editoria Cultura & Comportamento leia uma reportagem com a catarinense Maria Eduarda Ribeiro, 14 anos, de Fraiburgo, que está entre os 24 candidatos mirins que seguem nesta edição do The Voice Kids. O reality volta à programação da NSC TV neste domingo. Leia também uma entrevista com a atriz Fernanda Montenegro, que fala sobre trabalhar em família em "Amor e Sorte", nova série da NSC TV. As gravações foram feitas durante o isolamento social e a atriz contracenou com a filha Fernanda Torres.

> O que causa as espinhas internas e qual a melhor maneira de eliminá-las?

No DC, você conta ainda com as colunas de Ânderson Silva e Leo Coelho

No AN, você confere as informações e a análises de Jefferson Saavedra e Cláudio Loetz sobre Joinville e a região Norte de Santa Catarina.

No Santa, Evandro de Assis e Pedro Machado trazem as novidades e analisam os fatos que ocorrem no Vale do Itajaí. 

> Sinais que indicam que a gestante está começando o trabalho de parto

Colunistas