nsc
hora_de_sc

Turismo

O que é um balneário? Entenda e conheça os mais badalados

Já programou sua próxima viagem? Uma ótima opção é escolher um balneário e explorar todas as belezas naturais

14/09/2021 - 12h11

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Caraíva, paraíso na Bahia tem praias lindas e águas cristalinas
Caraíva, paraíso na Bahia tem praias lindas e águas cristalinas
(Foto: )

A primavera está chegando e o verão deste ano promete ser bem quente. Junto, vêm os feriados e férias tão desejados. É hora de se planejar e aproveitar. Que tal escolher um balneário para passar uma temporada?

> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Se pensou em praia, quase acertou! Na verdade, balneário é um conjunto de praias de um litoral, destinado a banho, que se completa com instalações equipadas para o lazer. Estes visam a estética e o relaxamento, como piscinas, chuveiros, sauna, solário, restaurantes, bares e outros serviços turísticos.

No entanto, existem balneários que contam com estâncias de água onde se empregam banhos medicinais. Os locais possuem água mineral ou termal como ferramenta de cura para diversos problemas de saúde. Entre eles, distúrbios respiratórios, articulares, dermatológicos e digestivos.

Conheça os balneários mais famosos de Santa Catarina

Balneário Arroio do Silva

Este é o maior balneário do Brasil em extensão de orla marítima. São 22 km destinados ao lazer, caminhadas e atividades esportivas. Fica no município de mesmo nome: Arroio do Silva.

Balneário Bombinhas

Península formada por mais de 30 praias, muitas com areia fofa e águas calmas, ideais para mergulhos. Possui ótima infraestrutura hoteleira e de restaurantes. Já os surfistas buscam boas ondas na praia de Mariscal. Opções de passeio: trilhas para caminhadas, aquário e a Capela Imaculada Conceição inaugurada em 1928.

Balneário Camboriú

Este é um dos mais conhecidos e frequentados em Santa Catarina. Une as paisagens marítimas de suas 10 praias com o agito da cidade. Fica a 85 km de Florianópolis. Possui muitos hotéis e pousadas, vida noturna badalada e oportunidade pra prática de esportes.

As praias de Laranjeiras, do Estaleiro e dos Amores são consideradas mais selvagens, mas também têm restaurantes. Já a do Pinho é reduto pioneiro do naturismo na orla brasileira.

Balneário Gaivota

Possui diversos atrativos naturais, praias, lagoas, belas paisagens e muito verde. Destaque para a Praia de Areias Brancas, que costuma receber um grande número de visitantes todos os anos. Este balneário é ideal para a prática de esportes como futebol e vôlei, além de surfe. Possui boa infraestrutura, com hotéis, pousadas, bares e restaurantes.

Balneário Piçarras

É formado pela Praia de Piçarras, Praia das Palmeiras e Praia do Jacques. Mais distante do agito, Piçarras oferece locais tranquilos para quem quer paz e curtir com a família.

Quer ir pra mais longe? Então, escolha um entre os balneários famosos do Brasil

Arraial do Cabo (RJ)

Este balneário é um dos principais centros de mergulho do país, sendo a praia do Forno e as Prainhas, os cartões-postais do local. O que mais encanta aqui é a cor azul-turquesa intensa do mar.

Canoa Quebrada (CE)

Um dos balneários mais badalados do Ceará, com vida noturna agitada. Sua orla é protegida por falésias, cuja cor vermelho-terra contrasta com o mar claro.

Caraíva (BA)

Os turistas gostam de contemplar as paisagens formadas pelo encontro do rio Caraíva com o mar. A Praia do Espelho é considerada uma das faixas litorâneas mais lindas do Brasil, com águas cálidas cercadas por falésias e coqueiros. Local ideal para descansar e entrar em contato com a natureza.

Conde (PB)

Oferece águas calmas ideais para famílias, além de ter um dos mais belos mirantes da costa paraibana. Na região está Tambaba, considerada a primeira praia de naturismo do Nordeste.

> 5 Rotas para Stand Up Paddle em Santa Catarina

Fernando de Noronha (PE)

Patrimônio Natural da Humanidade, o arquipélago abriga praias maravilhosas. As visitas dos turistas são controladas e pagas como forma de preservar o santuário ecológico. No lugar, vivem centenas de espécies de peixes.

Ilhabela (SP)

Conta com praias selvagens e algumas bem isoladas como a de Castelhanos. No entanto, possui sofisticada infraestrutura hoteleira. Há dezenas de praias e diversas cachoeiras rodeadas de Mata Atlântica.

Ilha do Mel (PR)

Abriga belas praias, morros, costões, manguezais, brejos litorâneos e restingas da Mata Atlântica, que por meio de trilhas podem ser observadas. Os pontos mais conhecidos são a Gruta das Encantadas (cavidade natural encontrada em um paredão no sul da ilha), a Praia de Fora (ondas fortes e águas claras) e a Praia do Miguel (paisagem verdejante, quase deserta).

> Veja as praias próprias para banho em Santa Catarina

Ilha Grande (RJ)

A Ilha Grande abriga mais de 100 praias, além de grandes cachoeiras, rios e trilhas do litoral fluminense. Destaques para a Praia do Aventureiro, com suas areias finas e ambiente selvagem. E a praia de Lopes Mendes que, dizem, é uma das mais bonitas do mundo.

Itacaré (BA)

Se você gosta de praias com areia fofa e com boas ondas que atraem surfistas de todas as idades, vai adorar. A cachoeira do Tijuípe que tem uma piscina natural propícia para banho também é imperdível.

Jericoacoara (CE)

A famosa Jericoacoara oferece boa infraestrutura de pousadas e lindas praias. Local gostoso para passeios em dunas que rendem belas fotos.

> 4 praias com belezas naturais para descobrir no verão em Santa Catarina

Maragogi (AL)

Verdadeiro cartão de visitas de Alagoas, Maragogi tem piscinas naturais e praias paradisíacas. As águas translúcidas e perfeitas do mar são deliciosas para nadar e mergulhar. Os turistas ficam encantados por poderem admirar peixes e corais.

Praia da Pipa (RN)

Aqui, você encontra praias com falésias que formam uma paisagem ímpar. A Praia das Minas é quase deserta e ali podem ser vistas tartarugas que botam ovos. Já a Praia do Madeiro é a preferida pelos surfistas. E de onde podem ser avistados os golfinhos.

Porto de Galinhas (PE)

São 18 km de praias de areia fofa, com grandes coqueiros e um mar verde-esmeralda. Além de uma excelente infraestrutura para os turistas, Porto de Galinhas oferece uma série de passeios de bugue entre os coqueirais. Bem divertido.

Trancoso (BA)

Oferece um clima de isolamento ideal para quem quer se desligar e descansar. Trancoso é cercado por belíssimas praias de areia branca e águas cristalinas. O cenário natural é propício pra ser explorado a pé, a cavalo, de carro ou de bugue pela areia. Há praias mais agitadas e populosas e outras praticamente desertas.

Ubatuba (SP)

Ubatuba tem uma das maiores orlas do Brasil. Há opções para todos os gostos: desde a famosa Praia Grande, bastante agitada, até a praia do Félix, enseada bem calma. Além disso, mais de 10 trilhas convidam os turistas a observar a extensa fauna e flora e 5 praias paradisíacas.

> Rios de Joinville são alternativa para se refrescar sem enfrentar congestionamentos

Confira dicas de praias desertas para conhecer em SC

Leia também

Quatro praias com belezas naturais para descobrir no verão em Santa Catarina

Quando acaba o inverno de SC em 2021

5 praias de mar calmo para relaxar no Litoral Norte de SC

10 praias para curtir com crianças em Florianópolis

Colunistas