Santa Catarina teve mais um fim de semana com registro de descumprimento das medidas de combate ao coronavírus. Em Florianópolis, estabelecimentos foram interditados durante o último sábado (3) por excederem a capacidade de ocupação e não promoverem o distanciamento social. Em Imbituba, no Sul catarinense, um grupo se escondeu no banheiro após a Polícia Militar (PM) chegar em um bar onde o público não usava máscaras.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Houve registro de descumprimento das medidas também em Jaguaruna neste sábado. Um grupo que fazia festa clandestina chegou a avançar com o carro próximo às viaturas da polícia antes de fugir do local. 

O decreto atual não permite a realização de festas, nem o funcionamento de casas noturnas. Bares e restaurantes podem funcionar até às 22h. Em relação aos espaços públicos, como praias, parques e praças, as pessoas só podem circular para a prática de exercício individual.

> Fiscalização encontra 100 quilos de alimentos vencidos e mercado é interditado em Itajaí

Continua depois da publicidade

O documento prevê multa de R$ 500 para quem não usar máscaras. Além disso, não é permitido aglomerações. O decreto estadual também não permite a venda de bebida alcoólica depois das 18h nos estabelecimentos.

Santa Catarina enfrenta o momento mais crítico da pandemia. Até sábado foram registrados 815.113 mil casos e 11.189 óbitos pela Covid-19. Das 16 regiões, apenas Xanxerê está no nível grave (laranja) no mapa de risco potencial do vírus. Os demais locais estão todos em gravíssimo (vermelho), o mais alto na escala.

Florianópolis

Pelo menos quatro estabelecimentos foram interditados na Capital na tarde de sábado. Nos locais, a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) flagrou a falta de distanciamento social e lotação máxima permitida excedida. Um dos locais é um beach club onde os agentes da Guarda viram pessoas dançando sem máscara. Segundo a GMF, as luzes e som do local foram desligados para tentar despistar a fiscalização.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram uma festa em um beach club que teria ocorrido na sexta-feira (2), onde houve aglomeração de pessoas sem o uso máscara de proteção. Ao G1SC, o Café de La Musique disse que o estabelecimento respeitou as regras. A prefeitura de Florianópolis irá abrir um processo administrativo para apurar se houve infração sanitária em um evento.

> André Mendonça diz que assinaria com Bolsonaro ação contra restrições dos governadores

Ao todo, 26 estabelecimentos vistoriados foram vistoriados no sábado. Os estabelecimentos que sofreram infração terão processo administrativo aberto para que seja avaliado o valor da multa que será aplicada, podendo chegar a R$ 500 mil. 

Imbituba

Mesmo com regras mais restritivas que as do decreto estadual, Imbituba registrou ocorrências de descumprimento das medidas. Por volta das 18h30 de sábado, a PM encontrou cerca de 60 pessoas em um bar na na Avenida Central da Praia do Rosa. Parte do grupo se escondeu no banheiro do estabelecimento depois da chegada da fiscalização. Um termo circunstanciado foi assinado pelo dono do local.

> Garopaba e Imbituba fecham praias e reforçam fiscalização para evitar aglomerações no feriado

Já às 23h, a PM foi acionada para atender uma ocorrência em casa no bairro Ibiraquera. Na residência 25 pessoas estavam aglomeradas e com o som alto. O local teria sido alugado para o grupo passar o feriado. Um homem se apresentou como o responsável e assinou um termo circunstanciado.

Continua depois da publicidade

Jaguaruna 

Uma festa foi interrompida em Jaguaruna na madrugada deste domingo (4). Cerca de 30 pessoas estavam com luzes de efeito e som alto na orla do Campo Bom. Em um primeiro momento, os participantes não interromperam o evento mesmo com a chegada de duas viaturas. Um dos jovens aproximou o carro próximo aos policiasi fazendo manobras perigosas. A PM realizou buscas na região e encontrou uma pessoa escondida. Foi assinando um termo circunstanciado. 

*Com informações do G1SC

Leia também:

> “Vejo tempos sombrios para a saúde”, lamenta médico de Joinville na linha de frente à Covid-19

> Jornalistas catarinenses Ozias Alves Júnior, Savas Apóstolo e Ney Padilha morrem vítimas de covid-19

> Ex-presidente da Fesporte João Kiyoshi Otuki morre por complicações da Covid-19 em SC

Destaques do NSC Total