
Futebol
Proposta feita pela Federação Catarinense de Futebol é avaliada pelo Governo do Estado
Em semana de liberação de atividades em Santa Catarina, o Governo do Estado avalia a petição entregue pela Federação Catarinense de Futebol solicitando permissão para retomada da disputa do estadual. A proposta está em análise pelo poder executivo e pode ser respondida ainda nesta semana. O tema foi discutido no Debate Diário desta quarta-feira (22), que continua no ar durante a pandemia de coronavírus com participações remotas.
— O próprio Governo do Estado se colocou em uma condição de ter que analisar, porque outras liberações já ocorreram. O protocolo enviado pelo futebol de Santa Catarina é um diferencial. Ele tem cinco etapas diferentes de processos, desde o retorno aos treinos até a retomada dos jogos. Talvez alguns clubes tenham dificuldades financeiras de cumprir, mas é aí que tem de entrar a associação dos clubes — afirma Rodrigo Faraco.
Ouça o Debate Diário desta quarta-feira (22):
O Governo do Estado confirmou o recebimento da petição para o retorno do futebol catarinense e pode responder a solicitação nesta semana. Detalhados pelo médico Luis Fernando Funchal, os documentos trazem uma série de regras para que os clubes possam retomar suas atividades. As férias de atletas e comissões técnicas vão até o final de abril e a ideia é reiniciar os treinamentos a partir de primeiro de maio.
— Depois da documentação que a Federação encaminhou ao Governo do Estado, o que é esperado é uma avaliação técnica e criteriosa sobre a possibilidade de retorno. Alguns setores já retornaram com avaliação da margem de risco. Agora entra o futebol. Se voltar em 16 de maio, serão dois meses, tempo semelhante à paralisação durante a gripe espanhola. Mas é preciso aguardar a evolução — observa Paulo Branchi.
Em função do coronavírus, o Debate Diário está sendo apresentado com todos os participantes em suas casas, com exceção de Roberto Alves, que está em férias. Além disso, o programa tem conversado com personalidades do esporte.
Confira alguns dos programas anteriores:
Funchal afirma que não há casos confirmados de coronavírus no futebol catarinense
Renan Dal Zotto revela que deixa o comando do Taubaté para treinar apenas a seleção brasileira
Zico fala no Debate Diário sobre coronavírus no Japão e a quarentena no Brasil Chefe de arbitragem da CBF explica como um jogador poderá levar dois cartões amarelos e não ser expulso
Técnico do Figueirense mantém contato à distância com os jogadores na quarentena "Não podemos retomar estadual sem saber do Brasileiro", avalia coordenador de futebol do Avaí
"Haverá um achatamento salarial no futebol", avalia Geninho, no Debate Diário