nsc
dc

Jornalismo

Edição impressa semanal destaca o impeachment do governador Moisés e da vice Daniela

Prosseguimento do processo de afastamento do governador de SC e da vice foi aprovado pela Alesc na quinta-feira

18/09/2020 - 14h15 - Atualizada em: 18/09/2020 - 14h18

Compartilhe

Éder
Por Éder Kurz
Alesc, votação processo impeachment do governador Carlos Moisés e da vice Daniela Reinehr
Prosseguimento do processo de impeachment do governador Carlos Moisés e da vice Daniela Reinehr foi aprovado pela Alesc na quinta-feira
(Foto: )

A edição impressa semanal de DC, AN e Santa destaca a votação do processo de impeachment do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), e da vice-governadora, Daniela Reinehr. O prosseguimento do processo foi aprovado em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa (Alesc) na quinta-feira (17). 

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

> Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC

Em um dia histórico para SC, o processo contra o governador Moisés teve 33 votos favoráveis e 6 contrários, além de uma abstenção. Placar praticamente igual ao da vice Daniela, que recebeu 32 votos favoráveis ao afastamento e 7 contrários, além de uma abstenção. Confira as análises dos colunistas Ânderson Silva, Dagmara Spautz, Renato Igor e Upiara Boschi.

Ainda na política, reportagem especial aborda a representatividade das mulheres nas urnas. Dados mostram que, em 2016, as mulheres representaram 13% dos parlamentares eleitos para as câmaras municipais e 8% das prefeituras. Especialista fala dos desafios e caminhos para ampliar a participação delas nas Eleições 2020

> Vídeo mostra reação de Moisés durante votação do pedido de impeachment

Confira ainda uma entrevista com Luci Teresinha Koswoski Choinacki, a segunda deputada estadual eleita em SC, em 1986, primeira mulher catarinense a ocupar o cargo de deputada federal, em 1990, e única mulher constituinte do Estado.

Sobre as Eleições 2020, saiba quem são os candidatos a prefeito e vice nas principais cidades de SC: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages.

> Renúncia de Moisés e Daniela forçaria eleições diretas em Santa Catarina

> Veja o passo a passo do impeachment e o que ocorre em caso de afastamento

Além de reportagens e análises da semana agitada na política em SC, a edição impressa semanal também destaca o que aprendemos com a pandemia do novo coronavírus. Conheça histórias de pessoas que mudaram a rotina com a chegada da Covid-19, famílias que se aproximaram mesmo com o isolamento e cidadãos que resolveram ajudar o próximo. Em infográfico, veja como funcionam máscaras tecnológicas criadas por empresas e que tentam resolver alguns problemas do cotidiano.

Na editoria de educação, veja os números do Ideb 2019, quais cidades se destacaram e quais precisam melhorar, e o que diz o secretário de Estado da Educação sobre o assunto.

> Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC​

Na coluna Tech SC, veja assuntos de destaque nos últimos dias em SC, como os detalhes de um aplicativo criado em Blumenau que promete acabar com filas para comida em eventos.

Na editoria de Cultura e Comportamento, relembre os 70 anos da chegada da TV ao Brasil, comemorados nesta sexta-feira (18). Confira detalhes de como foi a inauguração, dos improvisos e fatos que marcaram as últimas sete décadas da televisão.

> O que causa as espinhas internas e qual a melhor maneira de eliminá-las?

No AN, você confere as informações e a análises de Jefferson Saavedra e Cláudio Loetz sobre Joinville e a região Norte de Santa Catarina.

No Santa, Evandro de Assis e Pedro Machado trazem as novidades e analisam os fatos que ocorrem no Vale do Itajaí.

> Sinais que indicam que a gestante está começando o trabalho de parto

Colunistas