nsc
dc

Mundo Animal

Relembre cobras perigosas e assustadoras encontradas em SC em 2021; veja fotos

Em alimentos, no vaso sanitário, no chuveiro e brincando com animais; confira locais onde as serpentes foram vistas

14/12/2021 - 10h09

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
Cobras foram encontradas em diversos lugares e regiões de Santa Catarina em 2021
Cobras foram encontradas em diversos lugares e regiões de Santa Catarina em 2021
(Foto: )

A quantidade de cobras encontradas em Santa Catarina em 2021 assusta. Em Jaraguá do Sul, Blumenau e nas proximidades destas regiões foram registradas quase 500 casos de aparecimento de serpentes. No vaso sanitário, em gavetas, em escola e em vários outros locais. 

> Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Entre as serpentes achadas em SC estão cobras-corais-verdadeiras — que são as mais perigosas do Brasil —, cobras-corais-falsas, jararacas e inúmeras outras espécies do animal que podem causar ofidiofobia, nome dado ao medo exagerado do bicho.

> Relembre sucuri gigante já vista em Santa Catarina

Relembre as cobras encontradas em SC em 2021

Cobras em vaso sanitário assusta moradores de SC

O funcionário de uma metalúrgica em Jaraguá do Sul encontrou uma cobra enrolada dentro de um vaso sanitário no banheiro da empresa, localizada no Centro da cidade. O resgate da serpente foi realizado pela Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) no dia 26 de novembro.

Uma cobra foi encontrada por um morador dentro do banheiro de um sítio, no Centro de Salete, no Alto Vale do Itajaí. A serpente estava no interior do vaso sanitário, mas não era peçonhenta. Ela foi retirada e devolvida à natureza.

O caso aconteceu na tarde de domingo, 14 de novembro. Kleiton Silveira, 36 anos, foi ao sítio com a família para aproveitar o feriado de Proclamação da República. Ele conta que tem o costume de limpar os cômodos antes de usá-los, já que a casa fica em desuso em boa parte do mês.

> Saiba por que tantas cobras têm aparecido e assustado moradores em SC

Cobra encontrada em pia de apartamento

Uma cobra adulta foi encontrada na pia da cozinha de um apartamento em Jaraguá do Sul. Ela foi retirada do local na manhã do dia 7 de dezembro de 2021, pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). De acordo com o biólogo da Fujama, Gilberto Ademar Duwe, o morador encontrou o animal após acordar de madrugada por causa de um barulho no cômodo. Veja vídeo.

Acordada com cobra no pé

Uma mulher de 30 anos pegou no sono enquanto estava na sala de estar da própria casa, em Jaraguá do Sul, e foi acordada no susto com uma cobra subindo no pé durante a madrugada do dia 22 de novembro. A serpente, cobra-coral-falsa, de 20 centímetros, já estava dentro do sofá quando foi resgatada pelos bombeiros.

Serpente assustadora encontrada em escola

Mais uma vez os bombeiros do Alto Vale do Itajaí foram acionados por conta de uma “invasão” de cobra em área urbana, dessa vez em uma escola de Vitor Meireles. A serpente, porém, não era venenosa e só rendeu um susto aos funcionários do local.

A equipe da escola chamou os bombeiros por volta das 8h40min da quinta-feira, 4 de novembro, quando a cobra de 35 centímetros apareceu dentro de uma bacia guardada no armário da cozinha.

> Quais as cobras venenosas mais encontradas em Blumenau

Duas cobras assustam mulher no banheiro enquanto tomava banho

Uma moradora de Jaraguá do Sul tomou um grande susto enquanto tomava banho na manhã do dia 3 de novembro. Acontece que, minutos após ligar o chuveiro, a mulher percebeu a presença de duas cobras no banheiro. O caso aconteceu por volta das 11h no bairro Jaraguá 84. Veja o vídeo do resgate.

Jararaca albina rara encontrada no portão de casa em SC

Uma jararaca albina de 1 metro foi localizada no portão de uma casa, no bairro Jaraguá Esquerdo, em Jaraguá do Sul, na manhã do sábado, 16 de outubro. O Corpo de Bombeiros foi acionado e a cobra foi capturada e encaminhada para a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).

Conforme a Fujama, os socorristas foram acionados por moradores da região. Não havia ninguém em casa no momento da captura e ninguém ficou ferido. De acordo com o biólogo Christian Raboch, do Fujama, a serpente Bothrops jararaca é venenosa e é comum em Santa Catarina, no entanto, sua coloração é considerada rara.

> Cobra levada a hospital ajuda a salvar criança em Blumenau e serve de alerta

Cobra é flagrada pescando

Um morador de Jaraguá do Sul flagrou uma cobra 'pescando' na lagoa de uma chacará localizada na localidade de Pedra Branca no início da tarde do sábado, 4 de dezembro. No vídeo, a serpente aparece carregando um peixe na boca.

Caio César de Lima Silva, de 20 anos, estava na casa do tio (autor do vídeo) durante o fim de semana e conta que, logo após o almoço, a família foi para o lado de fora da residência e presenciou a cena inusitada.

> Mais de 250 cobras já foram capturadas em Jaraguá do Sul em 2021

Cobra culta visita museu em SC

Uma cobra peçonhenta foi encontrada, em plena terça-feira, no dia 23 de novembro, dentro do Museu do Contestado em Irani, no Oeste de Santa Catarina. Apesar de possuir veneno, o animal não é perigoso, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

O que chamou atenção, no entanto, foi o fato da cobra estar dentro da instituição. De acordo com os bombeiros, o animal foi capturado e solto em um espaço de vegetação nativa, por volta das 10h30min.

Jararaca no quintal em Ibirama

Uma moradora de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, foi picada por uma cobra na manhã do dia 22 de novembro. Segundo os bombeiros, trata-se de uma jararaca verdadeira. A mulher de 59 anos cortava cana no quintal de casa quando sofreu o ataque. Os socorristas levaram a vítima com ferimentos graves ao hospital.

Cobra de dois metros assusta moradores no Vale do Itajaí

Uma cobra apareceu no telhado de uma casa em Timbó, no Vale do Itajaí. Uma equipe do Corpo de Bombeiros precisou ser mobilizada para capturar o animal. Segundo o chefe de socorro que atendeu a ocorrência na manhã do dia 22 de outubro, a serpente tem quase dois metros de comprimento.

O animal foi resgatdo em uma casa na Rua Jordânia, no bairro Nações. A família contou que há alguns dias o bicho foi visto entrando pela laje, mas como era difícil acessar para capturar, o deixaram lá. Nesta manhã, ao perceber que tinha ido para cima do telhado, ligou para o 193 e pediu ajuda.

Pronta para trabalhar: cobra é encontrada no quarto de ferramentas

Um morador de Jaraguá do Sul pediu auxílio da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) após encontrar uma cobra enrolada dentro de um quarto de ferramentas que fica anexo à casa da família. A serpente, não venenosa, é da espécie caninana e foi resgatada na manhã de quarta-feira, 15 de outubro de 2021.

Cachorro atacado por cobra no Norte do Estado

Uma cobra atacou um cachorro no quintal de uma casa em Jaraguá do Sul em plena segunda-feira, no dia 8 de novembro. A jararaca deu o bote no animal, após o cão se aproximar para cheirá-la.

Em entrevista ao G1, o biólogo Gilberto Ademar Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), contou que o cachorro foi atendido e passou bem. Após a tutora do cachorro presenciar o ataque, um veterinário foi chamado e auxiliou no atendimento.

Serpente escalou a árvore e assustou morador em Florianópolis

Um morador da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, levou um susto ao olhar pela janela do quarto e dar de cara com uma cobra no próprio quintal. Segundo o Corpo de Bombeiros, o caso ocorreu por volta das 14h30min na sexta-feira, 26 de novembro, e o animal, de 1,2 metros de comprimento e 10 centímetros de diâmetro, rastejava em cima da cerca da casa. A espécie não é peçonhenta e o morador não foi ferido. Veja vídeo.

> Diferença entre cobra e serpente; saiba como identificar os animais

Cobra mais venenosa do Brasil encontrada dentro de casa

Uma cobra-coral-verdadeira foi capturada na garagem de uma casa em Vitor Meireles, no Vale do Itajaí, na sexta-feira, 29 de outubro. Segundo o biológo Christian Raboch, a espécie é a mais venenosa do Brasil.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntário, a cobra tinha cerca de 45 centímetros e após a captura foi solta em uma local seguro.

Jararaca enorme assusta morador no Norte de SC

Uma jararaca de 1,30 metro foi capturada em uma casa em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Esta é a maior cobra encontrada no município nos últimos quatro anos, segundo a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). As informações são do G1.

O caso aconteceu por volta do meio-dia de domingo, 24 de outubro, no bairro Jaraguá Esquerdo, e o resgate durou cerca de 42 minutos. Segundo os bombeiros voluntários, que atenderam à ocorrência, não foi possível detalhar como foi a retirada da jararaca devido ao alto número de chamados envolvendo cobras na cidade. Veja vídeo.

Foi às compras: cobra venenosa encontrada em loja no Vale do Itajaí

Uma cobra-coral-verdadeira foi encontrada dentro de uma loja em Gaspar, no Vale do Itajaí. Ela foi achada por uma das funcionárias quando a loja estava abrindo, por volta das 9h na segunda-feira, 1º de fevereiro.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar, que foi acionado para atender a ocorrência, a cobra tinha cerca de 30 centímetros e foi considerada “pequena”, já que geralmente o tamanho deste tipo de animal quando capturado é de 1,5 metros ou 2 metros.

Cobras encontradas em alimentos mais de uma vez

Uma cobra foi encontrada em uma couve-flor na quinta-feira, 30 de outubro, em Porto Belo, Litoral Norte Catarinense. A moradora encontrou a jararaca-dormideira no momento em que ia cortar a hortaliça. A espécie não é venenosa.

Uma moradora do bairro Ingleses, em Florianópolis, encontrou uma cobra em uma couve-flor. Patrícia Stenay, 54 anos, diz que o animal saiu do legume e ficou parado na pia da casa. O flagrante aconteceu na sexta-feira (24) logo após a compra do produto.

Uma cobra foi encontrada dentro de uma embalagem de brócolis comprada em um supermercado de Brusque, no Vale do Itajaí. A moradora percebeu o animal apenas quando chegou em casa, gravou um vídeo — que está ganhando repercussão na internet — e voltou ao estabelecimento para devolver o produto. O caso aconteceu no último fim de semana.

> Cobra, borracha e prego: relembre 10 coisas estranhas encontradas em alimentos em SC

Moradora de SC abriu a gaveta da cozinha e se assustou com cobra

Uma mulher encontrou uma jararaca-dormideira dentro da gaveta da cozinha de casa, em meio a utensílios domésticos, em Timbó, na manhã da segunda-feira, 18 de outubro. Assustada, acionou os bombeiros para a retirada o bicho. Felizmente a espécie não era venenosa, sendo considerada inofensiva.

Serpente passeando na calçada em plena segunda-feira

Uma cobra-coral-verdadeira (Micrurus corallinus), tida como a espécie mais venenosa do Brasil, foi encontrada por um morador em uma calçada no Centro de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí. Os bombeiros a capturaram na manhã da segunda-feira, 1º de novembro, e a soltaram em uma região de mata.

Mais que amigos, friends: Cobra venenosa brinca com gato em SC

Os Bombeiros Voluntários de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, precisaram ser mobilizados na tarde da quinta-feira, 21 de outubro, para recolher uma cobra-coral-verdadeira. A serpente venenosa apareceu no quintal de uma residência e só foi percebida pela moradora quando o gato da família começou a brincar com a cobra, "nova amiguinha".

Confira as diferenças entre as cobra coral-verdadeira e falsa

Leia também

Cobra de jardim é venenosa? Conheça a espécie

Quais as cobras venenosas mais encontradas em Blumenau

Cobras venenosas em Santa Catarina; saiba mais e quais os cuidados

Cobra píton amarela é venenosa? Descubra tudo sobre a espécie

Colunistas