nsc

publicidade

Carolina Bahia

Carolina Bahia

Carolina Bahia

O olhar de Santa Catarina no dia a dia da política nacional. O que acontece em Brasília e os feitos no Estado das decisões tomadas na capital do país.

carolina.bahia@gruporbs.com.br

Carolina Bahia

(Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS)

Guedes e o pacote de Natal

Por Carolina Bahia

22/10/2019 - 05h10

A dois meses para o final do ano, o Ministério da Economia finalmente vai apresentar um pacote com o objetivo de incentivar a geração de empregos. O secretário da Previdência, Rogério Marinho, afirma que medidas como microcrédito, qualificação profissional, carteira verde-amarela (flexibilização de regras trabalhistas) serão apresentadas e encaminhadas ao Congresso em novembro. Diante dos números, cerca de 13 milhões de desempregados, o governo demorou demais a tomar essa iniciativa. A justificativa é que todas as atenções estavam voltadas para as negociações envolvendo a reforma da Previdência, que deverá ser votada em segundo turno ainda nesta terça-feira, dia 22.

Continuar lendo
Presidente Jair Bolsonaro (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Mais de 30 anos depois, a frase "a crise viajou" ainda está valendo

Por Carolina Bahia

21/10/2019 - 05h15

A frase foi cunhada pelo então senador Fernando Henrique Cardoso, quando o presidente José Sarney saía do Brasil: "A crise viajou", dizia o parlamentar. Mais de 30 anos depois, a brincadeira ainda está valendo. Com desenvolvida vocação para alimentar polêmicas, foi o presidente Jair Bolsonaro quem deu início ao processo de exposição das vísceras do PSL, mas partiu para missão à Ásia sem qualquer sinal de solução.

Continuar lendo
Presidente Jair Bolsonaro em evento nesta quinta-feira em Florianópolis (Foto: Tiago Ghizoni / NSC Total)

O PSL implodiu

Por Carolina Bahia

18/10/2019 - 05h30

A eleição ainda não completou um ano e o partido do presidente da República já implodiu. A guerra de vazamento de áudios do PSL só não é o fundo do poço da sigla porque ainda há ameaças de revelações de ambos os lados, o que poderá levar seus integrantes a chafurdar na lama de vez. É uma situação inédita na história política recente em Brasília. Partidos que já estiveram no comando, como PSDB, PT e MDB — marcados por escândalos de corrupção, é verdade — sempre viveram guerras por poder entre os grupos internos, mas as vísceras jamais estiveram expostas dessa maneira. A origem da crise é a própria gênese do PSL, uma barriga de aluguel que serviu para abrigar a candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência.

Continuar lendo
(Foto: Felipe Carneiro / BD)

Pedágio no trecho Sul da BR-101 em pauta  

Por Carolina Bahia

16/10/2019 - 05h25

O Fórum Parlamentar Catarinense tem reunião nesta quarta-feira com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mario Rodrigues, para tratar da instalação das novas praças de pedágio no trecho Sul da BR-101. Os parlamentares consideram um exagero a concessão de quatro postos de cobrança em 220 quilômetros e querem distância maior entre eles, além de um preço equilibrado, como é no trecho Norte. Em princípio, os motoristas terão que desembolsar, somando todas as praças, R$ 15,88 na concessão da parte Sul.   

Continuar lendo
Supremo Tribunal Federal (Foto: Diego Vara / Agência RBS)

Condenação em segunda instância será decidida no STF

Por Carolina Bahia

16/10/2019 - 04h20

Se depender do Congresso, o impasse sobre a prisão após condenação em segunda instância não será resolvido tão cedo. Embora a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) tenha agendado reunião para votar a proposta, não há consenso ou votos para aprovação em plenário. Essa resistência está clara desde o início do ano, quando o ministro da Justiça, Sergio Moro, encaminhou ao parlamento o pacote anticrime. Agora, com os partidos em pé de guerra, uma proposta de emenda constitucional polêmica não tem a mínima chance de prosperar. É, portanto, o STF quem decidirá se a execução antecipada é ou não constitucional.

Continuar lendo
(Foto: André Ribeiro / Agência Petrobras/Divulgação)

A ilusão do Pré-sal

Por Carolina Bahia

15/10/2019 - 05h45

A boladinha de Natal que Estados e municípios devem receber com o acordo da divisão dos recursos do pré-sal ajuda, mas não resolve os problemas de caixa de governadores e prefeitos. O acordo fechado entre os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), foi comemorado pelos representantes das regiões Sul e Sudeste porque a situação neste final de ano é quase de desespero. Prefeitos poderão usar os recursos para pagar dívidas dos fundos de previdência (que não sou poucas) e para investimentos.

Continuar lendo
Congresso Nacional, em Brasília (Foto: Felipe Nyland / Agência RBS, BD)

2019 já terminou para a política brasileira

Por Carolina Bahia

14/10/2019 - 04h15

O ano de 2019 está se encerrando para a política brasileira no Congresso. Teremos a votação do segundo turno da reforma da Previdência no Senado, marcada para o dia 22, e é isso. Até a proposta da reforma tributária que se acreditava que seria entregue pelo Ministério da Economia logo após a da Previdência, agora deve ser fatiada e só chegar ao Parlamento em 60 dias, ou seja, às portas do recesso.

Continuar lendo
(Foto: Pedro Ladeira / Folhapress)

Eduardo Bolsonaro será embaixador?

Por Carolina Bahia

11/10/2019 - 04h40

A notícia de que os Estados Unidos não vão priorizar o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) também tem efeitos políticos em Brasília. A decisão do governo Trump fragiliza ainda mais a enrolada indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada do Brasil, em Washington. Há três meses, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a preferência por entregar a função ao filho 02, mas, até agora, o nome não foi enviado ao Senado porque não há garantia de aprovação. Uma derrota de Eduardo seria um fracasso da articulação do Planalto.

Continuar lendo
Exibir mais
Carolina Bahia

Carolina Bahia

Carolina Bahia

O olhar de Santa Catarina no dia a dia da política nacional. O que acontece em Brasília e os feitos no Estado das decisões tomadas na capital do país.

carolina.bahia@gruporbs.com.br

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade