nsc
    nsc

    Convenções

    Wanderlei Laureth entra como franco-atirador nas Eleições 2020, mas pode soar folclórico

    Compartilhe

    Evandro
    Por Evandro de Assis
    04/09/2020 - 16h37
    Ex-presidente do BEC deve ser o candidato a prefeito mais jovem desta eleição
    Ex-presidente do BEC deve ser o candidato a prefeito mais jovem desta eleição (Foto: Divulgação)

    Um neófito na política, o representante do Avante na disputa pela prefeitura de Blumenau é também candidato a francoatirador das Eleições 2020. O empresário e ex-presidente do BEC Wanderlei Laureth tem um currículo diferente do usual entre candidatos a prefeito. Deve chamar atenção do eleitor nos debates, mas corre o risco de soar folclórico, algo comum com candidatos de pequenos partidos.

    > Quer receber as notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp? Clique aqui e entre no grupo do Santa.

    Aos 36 anos, tem tudo para ser o mais jovem entre os candidatos. Seu discurso manifesta a visão intuitiva de quem usa os serviços públicos e percorre os bairros. Falará de saúde, educação e, claro, esportes. É provável que inclua o tema "estádio" na pauta da disputa eleitoral.

    Laureth trabalha com climatização há 15 anos. Apaixonado por esporte e comunicação, apresentou programas no rádio e na TV e chegou a experimentar a função de narrador. Não satisfeito, virou presidente do Blumenau Esporte Clube (BEC), onde conquistou o título da terceira divisão catarinense. Daí a prefeito de Blumenau seria um salto gigantesco.

    Sem experiência e uma base política sólida, terá de convencer o eleitor que conseguiria administrar uma cidade de 360 mil habitantes. A simplicidade e o baixo custo da campanha podem até conquistar simpatia. Para obter votos, precisará de muito mais. Não faltam exemplos de candidatos nanicos que se tornam muito conhecidos, mas não conseguem ser levados a sério.

    A possibilidade de Laureth participar do processo eleitoral é o que faz da democracia "uma maravilha", como disse Ciro Gomes ao comentar a participação de Cabo Daciolo na eleição presidencial. Caberá ao candidato demonstrar que, ao invés de representar um "custo", pode contribuir com o processo.

    Os candidatos

    A coluna abordará todos os candidatos a prefeito de Blumenau nas próximas semanas, conforme forem oficializados pelas convenções partidárias. Confira abaixo outros textos da série.

    > Odair Tramontin é a novidade das Eleições 2020 em Blumenau, mas terá de enfrentar contradições

    > Kleinübing disputará as Eleições 2020 com vantagens e desgastes de já ter governado

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas