Um neófito na política, o representante do Avante na disputa pela prefeitura de Blumenau é também candidato a francoatirador das Eleições 2020. O empresário e ex-presidente do BEC Wanderlei Laureth tem um currículo diferente do usual entre candidatos a prefeito. Deve chamar atenção do eleitor nos debates, mas corre o risco de soar folclórico, algo comum com candidatos de pequenos partidos.

Continua depois da publicidade

> Quer receber as notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp? Clique aqui e entre no grupo do Santa.

Aos 36 anos, tem tudo para ser o mais jovem entre os candidatos. Seu discurso manifesta a visão intuitiva de quem usa os serviços públicos e percorre os bairros. Falará de saúde, educação e, claro, esportes. É provável que inclua o tema “estádio” na pauta da disputa eleitoral.

Laureth trabalha com climatização há 15 anos. Apaixonado por esporte e comunicação, apresentou programas no rádio e na TV e chegou a experimentar a função de narrador. Não satisfeito, virou presidente do Blumenau Esporte Clube (BEC), onde conquistou o título da terceira divisão catarinense. Daí a prefeito de Blumenau seria um salto gigantesco.

Sem experiência e uma base política sólida, terá de convencer o eleitor que conseguiria administrar uma cidade de 360 mil habitantes. A simplicidade e o baixo custo da campanha podem até conquistar simpatia. Para obter votos, precisará de muito mais. Não faltam exemplos de candidatos nanicos que se tornam muito conhecidos, mas não conseguem ser levados a sério.

Continua depois da publicidade

A possibilidade de Laureth participar do processo eleitoral é o que faz da democracia “uma maravilha”, como disse Ciro Gomes ao comentar a participação de Cabo Daciolo na eleição presidencial. Caberá ao candidato demonstrar que, ao invés de representar um “custo”, pode contribuir com o processo.

Os candidatos

A coluna abordará todos os candidatos a prefeito de Blumenau nas próximas semanas, conforme forem oficializados pelas convenções partidárias. Confira abaixo outros textos da série.

> Odair Tramontin é a novidade das Eleições 2020 em Blumenau, mas terá de enfrentar contradições

> Kleinübing disputará as Eleições 2020 com vantagens e desgastes de já ter governado

> Jairo Santos foi do PSTU ao bolsonarismo e agora mira a prefeitura de Blumenau

> Candidato do bolsonarismo nas Eleições 2020, Ricardo Alba precisa provar que está pronto para governar

> Débora Arenhart vai enfatizar a educação nas Eleições 2020, com o desafio de superar a inexperiência

Continua depois da publicidade

> Ivan Naatz precisará conciliar o discurso de “nova política” com o próprio histórico

> Mário Hildebrandt põe à prova um governo e a capacidade de atrair votos

> João Natel oferece moderação às Eleições 2020, mas corre o risco de passar despercebido

> Mário Kato representa a renovação da esquerda em uma cidade avessa a comunismo

> Ana Paula Lima luta para reverter o encolhimento do PT em Blumenau

> Geórgia Faust defenderá a inclusão nas Eleições 2020, com estrutura que limita ambições

Destaques do NSC Total